RICK E MORTY: NIILISMO, EXISTENCIALISMO E INDIFERENÇA COMO RESPOSTA AO TERROR CÓSMICO E AO ABSURDO DA EXISTÊNCIA?

Autores

  • Rodrigo Rafael FERNANDES Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir problemáticas filosóficas levantadas pela série de ficção científica Rick e Morty, buscando analisar de que forma o cosmicismo e o absurdo da existência na série Rick e Morty permitem a discussão de questões filosóficas como a indiferença, o niilismo e o existencialismo. Busca-se verificar como estas perspectivas e abordagens aparecem no personagem de Rick e discutir como outros personagens da família de Rick, como Morty, Beth, Summer e Jerry possuem abordagens diferentes acerca das problemáticas existenciais ao longo da série. Em um primeiro momento se constrói um quadro teórico-metodológico a partir de autores como Nietzsche, Camus, Sartre, Weber e Lovecraft a fim de discutir o cosmicismo, a indiferença, o absurdo, o niilismo e o  existencialismo, para, na sequência, analisar episódios das três primeiras temporadas da série "Rick e Morty" (as disponíveis até o momento de redação deste texto), verificando como estas questões são trabalhadas ao longo da série. 

Biografia do Autor

Rodrigo Rafael FERNANDES, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do Instituto 
Federal do Paraná (IFPR). Pós-Graduado em Ensino de Filosofia pelo CEUCLAR. Graduado em Ciências Sociais pelo IFPR. Graduando em Filosofia pelo CEUCLAR. Pesquisador do GECEF/CNPq-Grupo de Estudos Sobre Cinema e Ensino de Filosofia do Claretiano Centro Universitário.

Arquivos adicionais

Publicado

24/08.2023

Como Citar

FERNANDES, R. R. RICK E MORTY: NIILISMO, EXISTENCIALISMO E INDIFERENÇA COMO RESPOSTA AO TERROR CÓSMICO E AO ABSURDO DA EXISTÊNCIA? . Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 05, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/121. Acesso em: 30 abr. 2025.