FILMOLOGIA DO TESTEMUNHO: UMA ANÁLISE DA PELÍCULA SORSTALANSÁG (“MARCAS DA GUERRA”) SOB A PERSPECTIVA EXISTENCIALISTA DE VIKTOR FRANKL

Autores

  • Leticia Rossi Feliciano BRIGAGÃO Centro Universitário Claretiano

Resumo

Este artigo pretende explicitar o fenômeno do sofrimento ocorrido nos campos de concentração nazistas, sintetizado no filme húngaro Sorstalanság, de Lajos Koltai. Tem como objetivo relacionar o conteúdo da película, a dor do protagonista judeu e os conceitos filosóficos formulados por Viktor Frankl, através do uso de uma metodologia de confronto: da história presente no vídeo, da narrativa contida no livro Sem destino, de Imre Kertész, e dos pensamentos de Viktor Frankl sobre o sentido da vida e a angústia impingida aos judeus, naquelas áreas. Tenciona identificar, por fim, que é possível conseguir a sobrevivência em situações hostis e de grande tormento, se houver uma motivação suprarrelevante, ou seja, algo que transcenda a agonia do sujeito e promova a significância existencial. 

Biografia do Autor

Leticia Rossi Feliciano BRIGAGÃO, Centro Universitário Claretiano

Pesquisadora do GECEF/CNPq-Grupo de Estudos Sobre Cinema e Ensino de Filosofia do Claretiano Centro
Universitário.

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Publicado

24/08.2023

Como Citar

BRIGAGÃO, L. R. F. FILMOLOGIA DO TESTEMUNHO: UMA ANÁLISE DA PELÍCULA SORSTALANSÁG (“MARCAS DA GUERRA”) SOB A PERSPECTIVA EXISTENCIALISTA DE VIKTOR FRANKL. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 05, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/117. Acesso em: 30 abr. 2025.