A SUPERVISÃO DE ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Ana Cecília Romano de MELLO
  • Ivanilda HIGA

Resumo

Entre tantas demandas, necessidades e urgências na Educação do Brasil, a formação de  professores se configura como uma das que esteve presente desde o início da história da escolarização no país, quando se debatia a necessidade de formação para professores leigos do ensino primário nas escolas normais (SAVIANI, 2009; TANURI, 2000). Ao longo dos anos, foi sendo consolidado em torno do debate sobre a formação de professores um campo específico de atuação e pesquisa (ROMANOWSKI, 2013, ANDRÉ, 2010). Inserido nessa grande área da formação docente está o estágio supervisionado (ou Prática de Ensino) das licenciaturas das instituições de Ensino Superior brasileiras, podendo também ser considerado como uma área de preocupações e demandas específicas.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

BAMBINO, V.P. O estágio supervisionado e as instituições responsáveis em diálogo. 133 f.. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, 2012.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

22/08.2023

Como Citar

MELLO, A. C. R. de; HIGA, I. A SUPERVISÃO DE ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 08, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/111. Acesso em: 30 abr. 2025.