SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS LEIS DA TERMODINÂMICA, COM CONTEXTOS HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS, TRABALHADA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA
Resumo
O objetivo do trabalho foi produzir uma sequência didática (SD) para o laboratório didático (LD) com contextos históricos e epistemológicos sobre os saberes da termodinâmica, a SD alinhada com Fourez (1994) para sua utilização na Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Para contribuir na formação dos estudantes nas questões que exijam a comunicação com técnicos ou especialistas em máquinas térmicas, permitindo aos estudantes um perfil negociador na comunicação com os especialistas nos temas que permeiam o domínio de saberes que se relacionam com máquinas térmicas, leis da termodinâmica e os saberes da física térmica. Alicerçamos estes temas com contextos que mostraram a evolução dos saberes na sua construção histórica, e também o seu aperfeiçoamento em termos da racionalidade em torno dos conceitos, evidenciando o quanto a relação da termodinâmica está associada em termos da sua complexidade com a revolução industrial e com as mudanças que implicou nas relações políticas, sociais e econômicas
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